Simone Medeiros, no artigo: A Docência (e a formação docente) na Educação a Distância: notas para a reflexão, discute, problematiza e propõe uma reflexão sobre a docência (e a formação docente) na educação a distância, num contexto marcado por contradições nas diretrizes das políticas de formação de professores. Ela nos permite refletir partindo dos seguintes questionamentos: há docência (e formação docente) na educação a distância? Quem é o docente na educação a distância? A tutoria se reconhece e é reconhecida como docência? Quem ensina na educação a distância?
A partir de uma vasta revisão literária Medeiros nos aponta caminhos, uma vez que vivemos num momento em que recebemos os nativos digitais no ensino superior, as TICs se aprimoram a cada dia e o comportamento social dos jovens (principalmente) está muito diferente daquele no início da EaD no Brasil.
A função docente na educação a distância, historicamente, tem sido fragmentada em várias outras funções que vão do planejamento inicial à distribuição de materiais, até a avaliação do desempenho dos estudantes, onde as partes não dão conta da totalidade do processo, reduzindo o seu trabalho à execução de etapas pré-definidas.
Para Barreto (2004), essa perspectiva sinaliza um movimento que tem anunciado “um novo paradigma”, o qual tem posicionado as TIC no lugar do sujeito.
Para Aretio (1999), as atividades exigidas de um docente na educação a distância são as mesmas de um docente na educação convencional. O tutor deve combinar estratégias, atividades e recursos que atuam como mediadores entre um curso e um estudante. Suas funções essenciais devem ser de orientação
(centrada fundamentalmente no âmbito afetivo), acadêmico (meio para ajudar e reforçar o processo de autoaprendizagem) e de colaboração e articulação com a sede central.
Tem-se, dessa forma, um novo paradigma que tem de ser entendido e analisado. Confira o texto na íntegra, vale à pena.
http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/90/37
Nenhum comentário:
Postar um comentário