sábado, 6 de agosto de 2011

Revisão do Modelo Pedagógico para EaD adotado no Brasil

No texto de João Mattar, publicado na Revista Digital "La Educ@ciol": Web 2.0 e Redes Sociais na Educação a Distância: Cases no Brasil, ele faz uma breve revisão do modelo EaD adotado no Brasil, começando pela pedagogia behaviorista, cujos atores/autores produzem conteúdos após terem sido trabalhados por um designer instrucional e um webdesigner e, ao chegar ao aluno, sob a tutela do professor, certamente esse conteúdo já terá outro significado, provado pelos 'ruídos na comunicação'. Isso tudo sem contar que a avaliação desse conteúdo está separada do processo e ocorre após o aprendizado. Mattar comenta que a incorporação das ferramentas da web 2.0 e das redes sociais à educação colocam em xeque o modelo behaviorista.
Um novo cenário educacional nos desafia: nativos digitais, que estão conectados com o mundo!
Neste novo cenário, os objetivos, o design, as ferramentas, o caminho e os critérios de avaliação não devem ser pré‐definidos, mas negociados e construídos colaborativamente por alunos e professores durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, precisamos de designers de aprendizado, arquitetos de interação e especialistas em ambientes colaborativos. Este artigo parte destas reflexões para analisar algumas experiências contemporâneas de uso de web 2.0 e redes sociais em educação à distância no Brasil e avaliar as oportunidades que elas oferecem para o desenvolvimento humano no país.
Para que isso dê certo, Mattar apresenta neste artigo um desdobramento da Pedagogia Construtivista, além de novas Teorias da Aprendizagem que valem à pena ser mencionado.

Novas Teorias da Aprendizagem
Construtivismo - Os educadores devem buscar compreender os reais interesses dos seus alunos reais e, com base nessas informações, integrar atividades de aprendizagem que tenham relevância real para cada aluno. Os autores reveem também as teorias construtivistas que mais influenciaram a aprendizagem mediada pela tecnologia, procurando organizá-las em duas dimensões: a compreensão da realidade como objetiva/subjetiva e o design do conhecimento como social/individual.
As teorias analisadas a seguir podem ser consideradas desdobramentos do construtivismo que servem para fundamentar a aplicação de ferramentas da web 2.0 e das redes sociais à educação.
1. Cognição Situada
A cognição situada enfatiza a importância do contexto e da interação no processo de construção do conhecimento.
2. Teoria da Atividade
A teoria da atividade enfatiza a importância da ação por parte do aluno durante o processo de aprendizagem. A aprendizagem é considerada um processo de construção ativa, inseparável do fazer, não uma recepção passiva do conhecimento.
3. Aprendizagem Experiencial
A aprendizagem experiencial enfatiza a importância da experiência na aprendizagem.
4. Aprendizagem Ancorada - A instrução ancorada visa a superar o problema do conhecimento tácito pela imersão: como os novatos não foram imersos no fenômeno a ser investigado, são incapazes de experimentar os efeitos das novas informações por sua própria percepção e compreensão.
5. Aprendizagem Autêntica
A aprendizagem autêntica enfatiza que os contextos de aprendizagem deveriam ser os mais autênticos possíveis, de maneira a suportar a transferência do conhecimento da educação formal para a prática.
6. Conectivismo - desenvolvimento do construtivismo para o atual cenário do uso da tecnologia na educação, funcionando assim como uma filosofia da educação. O conectivismo ou aprendizado distribuído é proposto como uma teoria mais adequada para a era digital, quando a ação é necessária sem aprendizado pessoal, utilizando informações fora do nosso conhecimento primário. As teorias da aprendizagem devem ser ajustadas em um momento em que o conhecimento não é mais adquirido de maneira linear, a tecnologia realiza muitas das operações cognitivas anteriormente desempenhadas pelos aprendizes (armazenamento e recuperação da informação) e em muitos momentos o desempenho é necessário na ausência de uma compreensão completa.
Sem dúvida temos muito o que estudar. Compreender a lógica que move o mundo atual e, principalmente, o alunado 'plugado no mundo' que temos hoje.

Um comentário:

  1. O sucesso do ensino a distância depende da criação, por parte da instituição e do instrutor, de oportunidaes para diálogo entre professor e aluno e de materiais didáticos estruturados. O texto citado pelo Prof º Dr Carrara traz exatamente essa abordagem. Temos que nos atualizar para esse novo cenário, para esses novos alunos, para essa nova geração "internaútica". Antes havia pouco conteúdo disponível e praticamente não era possível interagir à distância, hoje há um excesso de conteúdo disponível e é possível interagir intensamente à distância.
    Parabénsa pelo texto professor.

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